Blog

População aprova ações e se engaja no combate à dengue

Cláudio Souza


Secretaria de Saúde

Todo dia é dia de combate à dengue e é fundamental a colaboração de toda a população na luta contra o mosquito Aedes aegypti, que também transmite doenças como chikungunya e zika.

Moradores do Campo dos Alemães, na região sul de São José dos Campos, aprovaram a força-tarefa promovida pela Prefeitura, com apoio do Exército, iniciada no bairro nesta sexta (1º), Dia D de Mobilização Estadual contra a Dengue.

“A Prefeitura está de parabéns. É importante que estas ações sejam contínuas, já que estão aumentando cada vez mais os casos de dengue”, disse o comerciante Paulo Rogério do Amaral, de 45 anos.

“Achei ótima a iniciativa. Já tive dengue e não é brincadeira. Todos temos que nos engajar na luta contra o mosquito”, afirmou a gerente de supermercado Naiara Augusta da Silva, de 30 anos.

Apoio. Representantes do Exército ajudaram nas ações Foto / Adenir Britto/PMSJC

Mais ações

Neste sábado, Dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue, as ações prosseguem no Campo dos Alemães, das 8h30 às 14h30.

O stand será montado na praça Sebastião Minari (avenida dos Evangélicos, sem número) para distribuição de panfletos e materiais à população sobre como evitar a dengue e com informações sobre a doença.

Serão executadas ações educativas, nebulização e controle de criadouros, com visitas às residências e orientações aos munícipes.

Também serão recolhidos, nas portas das casas, materiais inservíveis que possam servir de criadouros do mosquito, latas, potes, garrafas, lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis ou quaisquer recipientes que acumulem água.

A força-tarefa envolve funcionários das secretarias municipais de Saúde (agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde), Proteção ao Cidadão (agentes da Defesa Civil), Manutenção da Cidade e Governança (Relações Comunitárias).

Engajamento. Naiara aprovou as medidas adotadas Foto / Adenir Britto/PMSJC

Colaboração

É essencial a colaboração dos munícipes, redobrando os cuidados e sendo cordiais com os agentes, deixando-os entrar na casa para avaliação dos quintais, vasos de plantas e ralos. Eles estão trabalhando para garantir a saúde de todos. Conheça os agentes.

Caso identifique terrenos abandonados ou locais que possam ser criadouros do transmissor da dengue, entre em contato pela central 156 (telefone, site e aplicativo).

Cuidados

Ações para evitar criadouros

• Evite o uso de pratinhos embaixo das plantas

• Evite planta aquática

• Não acumule entulho e lixo

• Faça sempre a manutenção de Piscinas e Fontes, utilizando produtos químicos líquidos

• Retire a água acumulada da laje

• Mantenha a lixeira sempre fechada

• Guarde pneus em lugares cobertos

• Guarde garrafas e baldes sempre virados para baixo

• Lave pelo menos duas vezes por semana, com água e sabão, os vasos usados ​​para servir água aos animais domésticos

• Mantenha bem tampados reservatórios e caixas d’água

• Mantenha a tampa do vaso sanitário abaixada

• Se a caixa de descarga não tiver tampa, é necessário fechar com plástico e fita adesiva

• Ao sair de casa, feche a tampa dos ralos internos ou cobertura com tapetes ou objetos

Programação contra dengue.

Mais informações e orientações

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *