Blog

Pesquisa inédita feita por jovens apresenta radiografia de favelas cariocas – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Jovens participam do Pacto pela Juventude – Laryssa Lomenha / JUVRio

Metade dos moradores das favelas cariocas ganha menos de um salário mínimo. Apenas 2% declaram receber acima de 5 salários. Apesar disso, 65% moram em casa própria e 27% pagam aluguel. E se fosse uma partida de futebol de “solteiros x casados”, sobraria jogador no primeiro time: 69% dos moradores das nossas comunidades se incluem nesta condição. Estes são apenas alguns dados de uma pesquisa inédita, realizada nas favelas cariocas pela Secretaria Municipal da Juventude.

Pela primeira vez, comunidades do Rio ganharam uma radiografia exclusiva, feita por jovens moradores das localidades, que revela quem são esses mais de 2 milhões de cariocas. Participaram da pesquisa mais de 400 jovens, de 42 favelas da cidade, integrantes do Pacto Pela Juventude, projeto da JUV Rio com a Unesco de formação de líderes locais. Foram 5.775 entrevistas entre 20 de fevereiro e 2 de abril. A pesquisa tem 95% de nível de confiança.

A pesquisa abrange ainda dados de trabalho (41% de desempregados), religião, orientação sexual, identidade de gênero, acesso a lazer e cultura (38% afirmam não ter acesso a nenhum dos dois), acesso a tecnologia (mais de 70% têm acesso à internet) e muito mais. A pesquisa completa pode ser consultada no link.

Categoria:

  • 13 de outubro de 2023
  • Marcações: JUVRio Pacto pela Juventude Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *