Blog

Gabinete 3D: Guia da Rota do Queijo oferece degustação





Publicação destaca 37 produtores dispostos a compartilhar a própria história e a arte de produzir queijos no interior de SP



A Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP) lançou nesta sexta-feira (6), durante o Gabinete 3D do Governo de SP em Campos do Jordão, o guia virtual da Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista, com as melhores experiências para quem é fã deste produto milenar. Além de provar as variedades e visitar as lojinhas, os turistas podem conhecer o processo de produção, da ordenha às caves de maturação dos queijos, participar de piqueniques, provar cafés coloniais e almoços com sabores típicos do interior.

“Os queijos são parte importante da nossa história e proporcionam um contato genuíno com a cultura dos nossos produtores”, disse o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena. O guia dá detalhes das 37 propriedades rurais selecionadas, destaca seus produtores e municípios. “Mais do que aguçar o paladar, o turista pode viver as etapas de produção com intensidade. O queijo deixa de ser apenas um alimento para se tornar um artigo com história, com uma identidade original”, afirmou o secretário.

A culinária típica do interior impulsiona o Turismo Rural, um dos segmentos mais procurados pelo viajante desde o início da pandemia, com crescimento de quase 30% ao ano, segundo pesquisa do Sebrae. O Turismo Rural tem levado desenvolvimento e sustentabilidade para o campo – e gerado renda para pequenos negócios familiares, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).

“Sou francês e já comi algumas toneladas de queijo ao longo da minha vida. Posso garantir que hoje não é preciso sair de São Paulo para experimentar os melhores queijos do mundo”, diz Christophe Faraud, presidente da Associação Paulista do Queijo Artesanal.

A gastronomia é hoje o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo, atrás da natureza e da cultura, segundo a OMT. Estima-se que o segmento movimente cerca de R$ 250 bilhões por ano no país, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Boa parte dos produtores de queijos artesanais citados pelo guia também integram as dez rotas gastronômicas lançadas pelo Turismo do Estado de SP, ao lado de produtores de vinhos, azeites, entre outros produtos. A publicação é uma parceria da Setur-SP com a Associação Paulista do Queijo Artesanal e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP.

Nos eventos do Gabinete 3D, os secretários de Estado da gestão comandada pelo governador Tarcísio de Freitas atuam presencialmente nas cidades-polo de cada região para apresentar novas propostas e receber demandas locais. Assim, Estado e municípios trabalham em parceria na elaboração de soluções para problemas e em inovações que impulsionam as potencialidades locais. Durante a edição de Campos do Jordão, além do lançamento do Guia, aconteceram workshops e capacitações.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *