Blog

Prefeitura de Sorocaba e Senac anunciam projeto “Uniten nas Escolas” – Noticias

Fotos: Michelle Alves

Por: Luís Gustavo Adabro

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert) e da Educação (Sedu), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), anunciaram, na manhã desta quinta-feira (7), o início do projeto “Uniten nas Escolas”, começando pela Escola Municipal “Dr. Achilles de Almeida”.

O programa consiste na orientação profissional de carreira e na formação de grupos de jovens em busca do primeiro emprego e de sua vocação profissional, a partir dos 14 anos de idade, para troca de experiências, auxiliando na sua inserção no mercado de trabalho, além de também serem incentivados a desenvolver o empreendedorismo. Neste primeiro momento, o programa terá caráter piloto e, posteriormente, será levado, gradativamente, a todas as escolas da rede municipal de ensino que atendem os anos finais do ensino fundamental.

“É muito importante esse curso profissionalizante para dar foco e oportunidades na vida dos jovens, que são o futuro de nossa cidade. Com isso, garantem grandes possibilidades no mercado de trabalho, iniciando sua carreira profissional”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

As aulas acontecerão no contraturno escolar, agregando à grade curricular do Ensino Fundamental e visando ao melhor aproveitamento do conhecimento lecionado. “O programa ‘Uniten nas Escolas’ tem como missão facilitar o ingresso desses alunos nas vagas de jovem aprendiz na cidade. Agradeço à colaboração de todos para esse importante trabalho”, ressalta o secretário da Sert, Hudson Pessini.

Além do prefeito Rodrigo Manga e do secretário da Sert, Hudson Pessini, também estiveram presentes o secretário da Sedu, Clayton Lustosa, o diretor de área da Sert, Anselmo Neto, a coordenadora administrativa da Sedu, Izaura Maganhato, mais o vereador Luís Santos. Representando o Senac Sorocaba, participou o coordenador da unidade, Luís Henrique Fiusa.

“Visamos dar oportunidade aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais para que tenham todas as possibilidades no momento de conquistar o primeiro emprego. Realizando o trabalho em conjunto com a Sert, conseguiremos introduzir esse programa, gradativamente, nas demais unidades escolares do município”, adianta o secretário da Sedu.

O aluno do 8º ano do Ensino Fundamental da E.M. “Dr. Achilles de Almeida”, Felipe Andrade da Silva, busca aprender algo fora do cotidiano da escola, voltado à busca do primeiro emprego, com o novo projeto “Uniten nas Escolas”. ”A ideia é muito legal, principalmente para a nossa faixa etária, que ainda está conhecendo as oportunidades. Serão momentos de muito aprendizado”, conclui.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *