As inscrições para o Copasa HUB, iniciativa de inovação aberta que busca soluções na área de saneamento, terminam nesta sexta-feira (30/8). A participação é aberta a qualquer pessoa jurídica de direito privado, brasileira ou estrangeira, isoladamente ou em consórcio.
Esta é a primeira vez que a companhia utiliza o chamado Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI), modalidade especial de licitação viabilizada pela Lei Complementar 182 de 2021, que instituiu o novo marco legal das startups e do empreendedorismo inovador.
Por meio do Copasa HUB, a companhia vai selecionar as propostas com maior potencial para superação dos desafios da empresa estabelecidos no edital, que tratam de temas como tratamento de esgotos em pequenas localidades, monitoramento e logística direta e reversa de hidrômetros e melhorias dos processos de fiscalização de obras.
A vigência do contrato para teste de soluções é de até 12 meses, prorrogável por igual período. Após esse período de avaliação, se a solução proposta for considerada viável e adequada às necessidades da empresa, o contrato de fornecimento poderá ser assinado sem necessidade de novo procedimento licitatório.
“Ter a solução aplicada em um ambiente operacional real como o da Copasa não apenas valida a inovação, mas também posiciona a empresa como um case de sucesso, o que pode abrir portas para novos mercados e oportunidades”, destaca a gerente da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico, Karoline Tenório.
“Essa é uma chance única de transformar ideias em resultados concretos, com impactos positivos tanto para a empresa quanto para o setor de saneamento”, acrescenta.
Karoline Tenório explica ainda que a colaboração entre o setor público e o mercado, por meio do Copasa HUB, é uma via de mão dupla. Além dos benefícios já citados para as empresas participantes, essa é uma iniciativa que impulsiona a inovação dentro da companhia.
“O Copasa HUB permite soluções mais adaptadas às necessidades do setor de saneamento, além de promover um alinhamento estratégico com a transformação digital e inovação, agregando valor às operações”, destaca.
Atenção ao edital
As empresas interessadas em participar do Copasa HUB devem ter atenção aos requisitos para a submissão detalhados no edital disponível no site da iniciativa.
“Elas devem revisar cuidadosamente todos os itens do formulário de inscrição, principalmente a descrição da solução, o nível de maturidade tecnológica, e o modelo de negócio proposto. É fundamental que todos os documentos e informações sejam submetidos corretamente para evitar desclassificações”, enfatiza Karoline Tenório.
Os interessados poderão apresentar propostas para um ou mais desafios, desde que apresentem, para cada um deles, uma proposta específica. Para cada um desses desafios foi disponibilizado um briefing e também a gravação das imersões realizadas com especialistas nos temas, visando a formulação de propostas mais assertivas em relação às necessidades da empresa.