Blog

Alunos fazem intervenção poética na Cidade da Educação

Paula Pessoa


Secretaria de Educação e Cidadania

Colaborou a estagiária Sara Borato

A manhã desta terça-feira (31) foi marcada por poesia e afeto na Cidade da Educação com a visita de cerca de 40 alunos dos 7º anos da Emefi Sônia Maria Pereira da Silva com o projeto “Posso ser poesia em sua vida?”

No dia em que se celebrou o Dia Nacional da Poesia e o nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade, os alunos conheceram a sede da Secretaria de Educação e Cidadania, no Residencial Flamboyant, e realizaram uma intervenção poética, distribuindo aos funcionários mensagens, poemas, abraços e mimos.

Os estudantes também apresentaram a canção “Acenda sua Luz” (Filipe Stein) e foram aplaudidos pelos profissionais emocionados.

O projeto da escola Sônia Maria, localizada no Novo Horizonte, é coordenado pelos professores de Artes, Ana Maria Marcondes, e História, Paulo César, e visa discutir a importância da poesia. O foco deste ano letivo foi o estudo de poetas e artistas negros.

Para a estudante Letícia Rafaele dos Reis Marciano, 12 anos, a experiência foi importante e valeu a pena. “Conhecer e acolher quem cuida da gente e trazer essa intervenção aqui hoje foi muito bom, mostra a importância da poesia na nossa vida e como nos faz felizes”, afirmou. 

Samuel Ferreira da Costa, 12 anos, concorda com a colega Letícia e destacou: “Gosto muito de conhecer novas pessoas e novos lugares, penso que se uma pessoa está triste, a poesia pode melhorar o dia dela”, disse. 

“A Secretaria é um lugar que cuida da nossa escola, achei importante fazer a ação e acolher todos com poesia”, destacou Ana Beatriz Cesário Sousa, 12 anos. 

Além do estudo sobre contexto histórico do Brasil no início da produção poética, assim como a importância de se reconhecer a cultura negra, abordando referências como: Conceição Evaristo, Machado de Assis, Elisa Lucinda, Cruz e Souza, entre vários outros, os estudantes se envolveram em cada etapa do projeto, se expressando de forma criativa e poética em mensagens, marcadores de livros e na arte da camiseta do grupo. 

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *