Blog

Instituto Cândida Vargas realiza roda de conversa sobre violência obstétrica

Parceria com a UFPB

Instituto Cândida Vargas realiza roda de conversa sobre violência obstétrica


31/10/2023 |
20:00 |
125

Em uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Instituto Cândida Vargas (ICV) realizou, na tarde desta quarta-feira (31), uma roda de conversa sobre violência obstétrica. A atividade aconteceu no auditório da maternidade e reuniu professores, representantes da associação de doulas e profissionais da unidade de saúde.  

O encontro visou promover a conscientização e o debate sobre um tema de extrema importância. Segundo a diretora multiprofissional do ICV, Ana Giovana, o debate ajuda a aprimorar a assistência e o cuidado. “O objetivo é humanizar e acolher a mulher em sua plenitude, perpassando todos os níveis da assistência, desde a atenção primária. Profissionais de diversas áreas debatendo a violência obstétrica para avançarmos na temática de forma multidisciplinar”, destacou.  

Para Liane Guerra, coordenadora do Serviço Social do ICV, o evento tem o caráter de informar sobre a temática. “A importância desse evento é levar informações para as mulheres sobre as múltiplas formas de como essa violência acontece e onde acontece, para que de posse dessas informações possam assumir o seu papel de autonomia sobre seu corpo e se fazer ouvir”, contou.  

A ação faz parte de um projeto da UFPB realizado pelas alunas estagiárias Germana Lima e Steffani Marques. Participaram da roda de conversa Amanda Lopes, advogada atuante no Direito Médico e da Saúde; Eduardo Sérgio Soares, médico e professor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da UFPB; e Luziana Ramalho, professora do Departamento de Serviço Social da UFPB e representante da Associação de Doulas da Paraíba (ADPB).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *