Blog

Prefeitura de Sorocaba e Parque Tecnológico inauguram Laboratório de Experimentações em Tecnologias 4.0 – LabX 4.0 – Agência de Notícias

 

A Prefeitura de Sorocaba e o Parque Tecnológico (PTS) inauguraram, na tarde desta segunda-feira (23), o Laboratório de Experimentações em Tecnologias 4.0, o LabX 4.0, que opera no Centro de Excelência em Tecnologia 4.0, localizado nas dependências externas do PTS.

Foi uma oportunidade, ainda, para o lançamento oficial da plataforma CET 4.0, totalmente gratuita, voltada ao diagnóstico da maturidade das empresas para o uso de tecnologias 4.0 e que possibilita conectar consultores certificados e especializados no desenvolvimento dessas ferramentas.

O evento reuniu autoridades, empresários de diversas áreas e demais convidados no auditório do PTS. Entre eles, estiveram presentes o presidente do Parque Tecnológico, Nelson Cancellara, que, na ocasião, representou o prefeito Rodrigo Manga; os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Paulo Henrique Marcelo; Jurídico (SEJ), Douglas Moraes; de Cultura (Secult), Luiz Antonio Zamuner; de Segurança Urbana (Sesu), Alexandre Caixeiro; e de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), Vitor Hugo Tavares; mais o ouvidor-geral do Município, Evando Bueno; o vereador de Sorocaba Ítalo Moreira; o deputado federal Vitor Lippi; a deputada estadual Maria Lúcia Amary; o diretor de Projetos e Inovação da Invest SP, Thiago Camargo; a secretária de Planejamento e Desenvolvimento de Votorantim, Mirian Zacarelli, que representou a prefeita do município, Fabíola Alves; e o presidente da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), José Veloso Dias Cardoso. Além disso, houve as participações on-line do senador e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcos Pontes; e do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan.

“Tive o prazer de estar presente, no Parque Tecnológico de Sorocaba, durante a inauguração do Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 e, agora, com esse novo Laboratório, com certeza, vai aumentar, ainda mais a eficiência no uso dessas tecnologias, voltadas à inovação. Passamos por vários avanços no desenvolvimento industrial. Primeiramente, com a implantação de máquinas, na primeira Revolução Industrial. Depois, com o uso da eletricidade. Após, com a automação e, agora, não só com a comunicação entre máquinas, mas também com a aplicação da Inteligência Artificial. E Sorocaba está à frente nessa importante discussão, que será importante não apenas para a cidade e região, mas também para o nosso País e, por que não, também para o mundo!”, falou o senador Marcos Pontes.

Outro convidado que interagiu remotamente, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, Vahan Agopyan, destacou que “Sorocaba é hoje uma cidade inteligente porque tem à frente pessoas como vocês. E o trabalho que está sendo proposto pelo Parque Tecnológico apresenta todo o leque de ações importantes para o desenvolvimento nessa área, que abrange Saber, Conectar, Inspirar e Prototipar. Em breve, quero estar aí pessoalmente para acompanhar de perto esse trabalho”, anunciou o secretário.

O presidente do PTS, Nelson Cancellara, por sua vez, também destacou a relevância do momento. “Este será o início de uma fase muito importante para todos nós. Estou certo de que esse novo Laboratório de Experimentações em Tecnologia 4.0 renderá muitos frutos para as empresas da nossa região e também de fora, já que os dados estarão acessíveis para todos pela plataforma”, pontuou.

O diretor da Inova SP também falou em nome do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima. “O que temos visto é que o Parque Tecnológico de Sorocaba é uma potência fantástica, com um trabalho que está sendo muito bem feito, de um modo muito inteligente. E contem com o apoio da Invest SP”, declarou Thiago Camargo.

A solenidade de inauguração contou, ainda, com a presença de muitos empresários e com representantes de instituições, como o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

O LabX 4.0 foi implementado por meio de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo (SDE), via sua Coordenadoria de Ciência e Tecnologia (CCTI), para a transferência de recursos financeiros destinados à implantação, no valor aproximado de R$ 1 milhão. “É mais um avanço importante para a nossa cidade e região, que contribui para destacar Sorocaba no cenário do que há de mais inovador em Tecnologia, em todo o País”, concluiu o prefeito Rodrigo Manga.

Ocupando uma área de 400 metros quadrados no Centro de Excelência em Tecnologia (CET) 4.0, o LabX 4.0 teve seu espaço físico estruturado em quatro pilares: Inspirar, Saber, Prototipar e Conectar, cada um com funcionalidades específicas. Inspirar, por exemplo, contará com um showroom, com soluções reais e atualizadas do mercado de tecnologias 4.0, demonstração de ferramentas e recursos práticos e interativos, além de exemplos de aplicação e um espaço para discussão de novas ideias, casos de sucesso, brainstorming dinâmico e multidisciplinar.

Já, o pilar Prototipar será constituído por um Laboratório Maker (FabLab) completo, com bancadas, software e equipamentos de última geração, com recursos de impressão 3D profissional, scanner 3D, corte a laser, usinagem, entre outros, além de kits de IoT (sigla em inglês para Internet das Coisas) e robótica, espaço demonstrador com empresas detentoras de tecnologias 4.0, apresentando soluções práticas e interativas para diversos setores do comércio, varejo e indústria.

O Parque Tecnológico de Sorocaba está localizado na Av. Itavuvu, 11.777, no Jardim Santa Cecília. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3316-2323.

Fotos: Michelle Alves/Secom

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *