Blog

Aulão do ‘Ginástica nos Bairros’ reúne mais de mil alunos em Nova Iguaçu

Aulão do ‘Ginástica nos Bairros’ reúne mais de mil alunos em Nova Iguaçu




Das praças públicas onde são realizadas as aulas do “Ginástica nos Bairros – GNB”, da Prefeitura de Nova Iguaçu, para um parque aquático da cidade. No último sábado (7), mais de 1.300 alunos do projeto foram ao Paradiso Clube para um aulão de ginástica e hidroginástica e ainda participaram de uma corrida e caminhada em ação alusiva ao Outubro Rosa, mês de conscientização do combate ao câncer de mama.

O GNB é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Governo (SEMUG) há cinco anos. Mais de 80 polos espalhados na cidade oferecem treinamento funcional, dança aeróbica, ginástica localizada e alongamento, atividades desenvolvidas junto a profissionais de educação física, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O evento de sábado foi a oportunidade de reunir alunos de todos os polos em uma grande festa pela saúde e bem-estar.

“Faço parte do ‘Ginástica nos Bairros’ há três anos. Eu sofria de depressão e decidi me inscrever no projeto. Ele me deu a possibilidade de participar de atividades físicas que ajudaram a melhorar minha saúde e também a socializar. Hoje, eu estou aqui pela alegria e felicidade de poder partilhar com os amigos esses momentos”, revelou Ângela Castilho, de 53 anos, aluna do polo de Austin e vencedora da corrida realizada nas dependências do parque.

 

Também integrante do polo de Austin, Suely dos Santos Bezerra, de 56 anos, conta que procurou o “Ginástica nos Bairros” após indicação de uma vizinha. Se antes ela sofria com fortes dores nos joelhos e tinha oscilações da pressão arterial, agora Suely, que frequenta o projeto às segundas, quartas e sextas-feiras, não consegue mais ficar em casa. “Quando deixo de ir, é como se eu não tivesse tomado meu café da manhã. O corpo sente falta. Aqui eu fiz novas amizades e mudei minha vida por completo. O GNB é como se fosse uma família”, afirma.

Secretário municipal de Governo, Manoel Barreto disse que ações como esta, em alusão ao Outubro Rosa, são fundamentais para disseminar a prática de atividade física como a melhor forma para prevenir doenças. “Precisamos combater o sedentarismo, pois ele é a porta para muitas enfermidades. Boas práticas no dia a dia, como atividades físicas regulares, aliadas a uma alimentação saudável podem prolongar nossa vida”, alerta o secretário.

Rafael Reina, subsecretário da pasta e gestor do GNB, conta que o projeto desenvolvido nas praças públicas da cidade realiza mais de 13 mil atendimentos por mês. Embora seja aberto a todos, o público-alvo são pessoas acima dos 60 anos. “Temos um carinho muito especial pelos idosos. Além de participarem das atividades físicas, eles são constantemente monitorados por equipes de enfermeiros e de técnicos de enfermagem. Desta forma, o GNB permite uma vida mais saudável e a socialização entre as pessoas”, garante Reina, que planeja ampliar o serviço.

Quem participa do “Ginástica nos Bairros” é atendido por profissionais que verificam medidas corporais, como peso e altura, e fazem a aferição da pressão arterial. Se alguma alteração for constatada durante a atividade física, o aluno é orientado a procurar atendimento médico em uma unidade de saúde do município.

Como participar das atividades

O Projeto “Ginástica nos Bairros” acontece de segunda a sábado em 89 polos espalhados pela cidade. Para participar é preciso acessar www.novaiguacu.rj.gov.br/semug/ginasticanosbairros, fazer o download e preencher o formulário de pré-inscrição e levá-lo ao polo desejado para efetivar a matrícula. No mesmo endereço eletrônico o interessado encontra a lista completa com os endereços dos 89 locais que contam com o projeto. Todas as atividades são gratuitas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *