Blog

Agência Minas Gerais | Governador vistoria sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Juatuba

O governador Romeu Zema vistoriou, nesta terça-feira (24/10), a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Inaugurada em março deste ano, no Dia Internacional da Mulher, a unidade disponibiliza atendimento psicossocial, brinquedoteca e espaço da mulher, para garantir o acolhimento, a valorização e o aperfeiçoamento no suporte às vítimas de violência doméstica. Para o funcionamento, foram investidos R$ 30 mil para a obra e adaptação do prédio.

Ao conhecer a delegacia, o governador enalteceu a importância do local para o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e feminicídio. Para ele, a instalação da unidade, somadas a outras iniciativas das forças de segurança, vai reduzir este tipo de crime no estado.

“Realmente faz todo o sentido nós termos um atendimento diferenciado para as mulheres que são vítimas de violência, uma vez que nestas unidades existe um atendimento humanizado com profissionais que foram treinadas para isso. A delegacia resgata a dignidade das mulheres e esta unidade de Juatuba é exemplo para outras cidades seguirem porque o que nos queremos é reduzir a violência conta as mulheres” destacou.

Na Deam, é possível, por exemplo, registrar ocorrência, solicitar medidas protetivas e ter acesso aos serviços de polícia judiciária voltados à responsabilização do agressor. Para isso, conta com uma equipe formada por policiais das carreiras de delegado, escrivão e investigador, incluindo servidoras mulheres.

Como integrante da rede de proteção, a unidade ainda participa de diversas ações para divulgação dos trabalhos realizados pela Polícia Civil e de conscientização quanto a importância do combate aos crimes contra a mulher, como palestras em escolas e eventos voltados à população em geral.

A chegada da unidade representou uma mudança para a segurança do município. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Luana Cristina, Juatuba é uma das cidades de Minas que tem o maior índice de crimes contra a mulher.

“A delegacia da mulher veio fazer uma mudança no nosso município. Nós estávamos no ranking dos municípios com mais violência contra mulher no estado. A chegada desta unidade é o resultado do nosso empenho junto com o Governo de Minas para diminuir os números de violência no nosso município. Nestes seis meses, já podemos observar resultados positivos neste sentido”, destacou a servidora da prefeitura.

Gil Leonardi / Imprensa MG

Acompanharam o governador na vistoria a chefe da Polícia Civil, delegada-geral Leticia Gamboge, e o prefeito de Juatuba, Antônio Adonis Pereira.

Delegacias especializadas

As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) são unidades da Polícia Civil que realizam ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência contra a mulher, especialmente os que ocorrem em ambiente doméstico.

Os espaços, além de atuar na repressão de crimes, têm a proposta de prevenção, para uma atuação dos órgãos de segurança de forma mais ágil e eficaz. Assim, contribuem para reforçar as mulheres como protagonistas de seus direitos.

Em 2023, a Polícia Civil inaugurou cinco Deams nas cidades de Curvelo, Itajubá, Patrocínio, Andradas e Juatuba.

No espaço vistoriado nesta terça-feira, as mulheres recebem atendimento de segunda a sexta-feira. O endereço é a Rua Mário Teixeira, 450, no Centro da cidade. Após o expediente, as ocorrências são registradas no Plantão Digital, de Betim.

A delegada titular da Deam de Juatuba, Raquel Gontijo, destacou a importância da instalação da Delegacia para a cidade.

“A demanda aqui na cidade era muito grande e as mulheres hoje procuram a nossa delegacia em busca de ajuda. Aqui na unidade, as mulheres podem solicitar medidas protetivas, fazemos guias de corpo de delito e acompanhamento de assistente social e psicóloga” contou a policial.

Plantão Digital

Implantado em janeiro de 2020, o Plantão Digital – mencionado para o suporte às vítimas depois do horário de atividades da Deam –  é um sistema de videoconferência para o atendimento de ocorrências de flagrante com conduzidos.

Atualmente, são 67 unidades com o Plantão Digital em todas as regiões do estado. Há, também, a Central Estadual do Plantão Digital, com sede em Belo Horizonte, que está conectada a 19 Delegacias de Plantão (Deplans).

Ainda neste ano, em novembro, duas novas Centrais Estaduais serão inauguradas: mais uma na capital, para atender 23 delegacias; e outra em Montes Claros, com cobertura de 14 delegacias vinculadas.

Com as três Centrais Estaduais, haverá a otimização do trabalho de 170 delegados e 340 escrivães.

Chame a Frida

Visando reforçar o enfrentamento da violência doméstica e familiar, recentemente foi implantado na Deam em Juatuba o projeto “Chame a Frida” – atendente virtual de atenção às vítimas via chatbot pelo WhatsApp [(31) 99296-1268].

A iniciativa já apresenta resultados práticos na cidade, como a prisão em flagrante de um suspeito de ameaça, na última sexta-feira (20/10), a partir do acionamento da vítima pelo aplicativo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *